Obra de requalificação da zona costeira de Santa Clara concluída até setembro

08 Maio 2018
Carmen Costa

A obra de beneficiação e requalificação da ligação de santa Clara à Relva, orçada em 2,1 milhões de euros, deverá estar concluída em setembro deste ano, antes do arranque no ano letivo.
A previsão foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada esta manhã durante uma visita ao local, em que se fez acompanhar pelo presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, António Cabral.
José Manuel Bolieiro, na ocasião, referiu que a intervenção, que vem dignificar a freguesia de Santa Clara, apresenta-se como uma mais-valia na qualidade de vida da população local e dos utentes, ao permitir uma melhor segurança rodoviária e da orla costeira.
O edil estima que esteja concluída antes do início do próximo ano letivo. Assegurou, ainda, que, tendo em conta o cronograma de execução da obra, a realização das festas da freguesia, que têm lugar em setembro, não está comprometida.
A intervenção em curso, integrada no Projeto Integrado de Reabilitação Urbana (PIRU) da freguesia de Santa Clara, abrange uma área de 1,1 quilómetros de extensão, entre a Rotunda de Santa Clara e o terminal de combustíveis,  e corresponde a um antigo desejo da população da freguesia e a uma reivindicação dos seus órgãos autárquicos.
Vem permitir o melhoramento da via e dos passeios, além da drenagem de águas pluviais e reforço da iluminação pública, bem como a criação de uma baía de estacionamento para melhorar a fluidez do trânsito na zona.
Com o objetivo de estabilizar a falésia de Santa Clara, está a ser construída uma laje de betão armado com uma profundidade de 3 metros para evitar a erosão costeira.
Promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, com recurso a fundos comunitários, esta é uma obra de extrema complexidade, pela existência de pipelines, obrigando a alguns condicionalismos ao nível da circulação de trânsito.
A autarquia está sensível aos constrangimentos que a situação possa causar, mas reitera a importância da obra e o empenho no cumprimento da calendarização prevista.